Campanha
de Conscientização sobre a Febre Amarela
Turmas:
801 / 802
Objetivos:
· Conscientizar sobre a importância da vacinação e
de hábitos que evitem a proliferação dos mosquitos transmissores;
· Propiciar o acesso à informação por meio de
pesquisa em sites de saúde e noticiários;
· Incentivar a autonomia e métodos de pesquisa;
· Discutir a importância da informação e das ações
publicitárias para o controle da doença e para salvar vidas;
·
Estimular ações sociais e o protagonismo dos
discentes como agentes de transformação na sua comunidade e na sociedade;
· Valorizar a aquisição e transmissão dos
conhecimentos adquiridos por eles na unidade escolar;
· Estudar os gêneros textuais informativos e
publicitários e sua funcionalidade.
Conteúdos:
I.
Leitura:
a) Pesquisa em sites de saúde e noticiários
II.
Produção
Textual:
a)
Gênero Informativo
b)
Gênero Anúncio Publicitário (folhetos, cartazes,
apresentação oral nas salas de aula e no entorno escolar).
III.
Oralidade:
a)
Planejamento da fala em público
b)
Leitura em voz alta
c)
Linguagem formal e informal
IV.
Aspectos
Linguísticos:
a)
Verbos no modo Imperativo
b)
Ortografia
c)
Pontuação
d)
Título e parágrafos
e)
Linguagem verbal e não verbal
f)
Reescrita dos textos produzidos
V.
Atitudes
e procedimentos:
a)
Autonomia, Trabalho em equipe, liderança,
organização, planejamento, cooperação, desinibição, comprometimento, respeito
mútuo;
b)
Utilizar linguagem verbal e corporal formal e respeitosa
na interação com o público.
Métodos e Estratégias:
Os alunos foram convidados a
fazer uma pesquisa individual em casa. Depois compartilharam as informações que
encontraram oralmente com toda a turma.
O trabalho foi realizado em
grupos. Eles foram responsáveis por criar cartazes e folhetos, arte ilustrativa
e planejamento da fala para as apresentações.
Recursos Didáticos:
Utilização de modelos de
campanhas de conscientização da população, exercícios e leitura de textos e
imagens na propaganda.
Saída pelo entorno escolar para
panfletar e conversar com os moradores do bairro sobre a importância da
vacinação.
Avaliação:
Os alunos trabalharam em grupo,
mas foram avisados de que a avaliação seria individual, por observação da
participação e desenvolvimento em cada etapa do projeto. Foram registrados
todos os quesitos a serem melhorados como fluência na leitura, dicção,
entonação, criatividade, facilidade em falar em público, escrita e outros
fatores.
Os alunos também foram convidados
a fazer a sua própria avaliação e contar o que aprenderam, se viram importância
nessa aprendizagem, o que gostaram e o que poderia ser melhorado, bem como
dicas de ideias para novos projetos.
A avaliação, portanto, é
colaborativa.
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