segunda-feira, 17 de julho de 2017

2017: CAMPANHA CONTRA A FEBRE AMARELA


Campanha de Conscientização sobre a Febre Amarela
Turmas: 801 / 802

Objetivos:
·          Conscientizar sobre a importância da vacinação e de hábitos que evitem a proliferação dos mosquitos transmissores;
·                Propiciar o acesso à informação por meio de pesquisa em sites de saúde e noticiários;
·                Incentivar a autonomia e métodos de pesquisa;
·        Discutir a importância da informação e das ações publicitárias para o controle da doença e para salvar vidas;
·         Estimular ações sociais e o protagonismo dos discentes como agentes de transformação na sua comunidade e na sociedade;
·              Valorizar a aquisição e transmissão dos conhecimentos adquiridos por eles na unidade escolar;
·              Estudar os gêneros textuais informativos e publicitários e sua funcionalidade.

Conteúdos:

                                I.            Leitura:
a) Pesquisa em sites de saúde e noticiários

                              II.            Produção Textual:

a)      Gênero Informativo
b)      Gênero Anúncio Publicitário (folhetos, cartazes, apresentação oral nas salas de aula e no entorno escolar).

                            III.            Oralidade:

a)      Planejamento da fala em público
b)      Leitura em voz alta
c)       Linguagem formal e informal

                            IV.            Aspectos Linguísticos:

a)      Verbos no modo Imperativo
b)      Ortografia
c)       Pontuação
d)      Título e parágrafos
e)      Linguagem verbal e não verbal
f)       Reescrita dos textos produzidos

                              V.            Atitudes e procedimentos:

a)      Autonomia, Trabalho em equipe, liderança, organização, planejamento, cooperação, desinibição, comprometimento, respeito mútuo;
b)      Utilizar linguagem verbal e corporal formal e respeitosa na interação com o público.

Métodos e Estratégias:
Os alunos foram convidados a fazer uma pesquisa individual em casa. Depois compartilharam as informações que encontraram oralmente com toda a turma.
O trabalho foi realizado em grupos. Eles foram responsáveis por criar cartazes e folhetos, arte ilustrativa e planejamento da fala para as apresentações.
Recursos Didáticos:
Utilização de modelos de campanhas de conscientização da população, exercícios e leitura de textos e imagens na propaganda.
Saída pelo entorno escolar para panfletar e conversar com os moradores do bairro sobre a importância da vacinação.
Avaliação:
Os alunos trabalharam em grupo, mas foram avisados de que a avaliação seria individual, por observação da participação e desenvolvimento em cada etapa do projeto. Foram registrados todos os quesitos a serem melhorados como fluência na leitura, dicção, entonação, criatividade, facilidade em falar em público, escrita e outros fatores.
Os alunos também foram convidados a fazer a sua própria avaliação e contar o que aprenderam, se viram importância nessa aprendizagem, o que gostaram e o que poderia ser melhorado, bem como dicas de ideias para novos projetos.
A avaliação, portanto, é colaborativa. 












Nenhum comentário:

Postar um comentário