Café Literário com os professores
Realizamos nosso encontro no dia 13 de julho para discutirmos os autores e a nossa feira do livro anual. Durante o encontro, a equipe foi convidada a ler e refletir sobre alguns poemas do livro "Receitas de Olhar", de Roseana Murray. Em seguida, em trios escreveram um poema - receita. Os textos ficaram maravilhosos e a proposta alcançou seu objetivo: fez com que pensássemos a poesia e a nossa prática e compartilhássemos nossos sentimentos, nossas esperanças...
Abaixo estão as fotos e os textos produzidos:
RECEITA DE ABRIR O
CORAÇÃO
A chave é pequena
de ouro e coragem,
o coração é um
labirinto, viagem...
muralha, abismo,
trapézio
porta aberta para o
outro
gaveta aberta para a
vida
Roseana Murray
Professores são constantemente desafiados a
abrir o coração dos alunos para que confiem, construam vínculos e permitam que
juntos possamos construir uma aprendizagem significativa. Qual é a sua receita para ser um
“professor – abridor de corações?”.
Receita de Abrir o
Coração dos Alunos
Acredite que vale a pena
ser simpático
E saiba lidar com a
primeira impressão
Semeie a ideia de que
a disciplina tem valor prático
Para a vida
Crie mecanismos
(para você e para o
aluno)
Fazerem a transição
da dependência
Para a autonomia.
Eva de Fátima
(mediadora)
Carlos Eduardo
(Professor de Língua Portuguesa)
**************************************************************************
RECEITA DE VIAJAR NO TEMPO
andar para trás para trás para trás
dar a mão para a mãe para a avó-bisavó
feche os olhos abra os olhos feche e abra
a porta da roda da morte e da vida
essa é a dança ciranda do tempo
entre na água no meio do vento
e semeie futuro em terra azul
(Roseana Murray)
Estamos sempre viajando no tempo: “Na minha época a escola não era
assim, alunos respeitavam o professor...”, “As famílias mudaram muito, estão
excessivamente permissivas...”, etc..
Como lidar com isso e através de nossas aulas, projetos e exemplos,
colaborar para o melhor futuro possível para nossos alunos? Qual é sua receita de professor – semeador de futuros?
Receita para semear um
futuro bom
Entre na aula carregando ouvidos
Trazendo histórias
Abrindo a vida
Inaugurando sonhos
Semeando amanhecer
Colhendo saberes
Estimulando olhares
Conquistando espaços
Descobrindo um “eu”, um “nós”
O prazer de estar, de servir, de ser.
E transformar ..., e recriar..., e produzir...
E reinventar...
Mariana (Coordenadora Pedagógica), Antônio (I
segmento) e Person (Matemática)
**********************************************************************
RECEITA DE DESAMARRAR
OS NÓS
desamarre os nós dos sapatos
depois desamarre os pés
desamarre os laços inúteis
os nós do que não serve mais
desamarre o barco do cais
os nós das janelas
e então deixe que o vento…
Roseana Murray
Sabemos que no dia a dia encontramos vários nós que atrapalham ou
impedem o bom andamento do nosso trabalho. Como lidar com tantos desafios no
ambiente escolar? Qual é a sua receita de “desamarrador”
de nós escolares?
Receita para desamarrar
nós escolares
... que o vento
desamarre
A falta do pagamento
A ausência de
comprometimento
A falta de alimento
Que o vento traga
Esperança, boas ações,
Credibilidade no ser
humano,
Atitudes positivas e
construtivas...
Jaqueline (Orientadora
Pedagógica), Bruno (Estagiário de psicologia), Adriana Carla (professora I
Segmento)
*************************************************************************
RECEITA DE ESPANTAR A
TRISTEZA
faça uma careta
e mande a tristeza
pra longe pro outro lado
do mar ou da lua
vá para o meio da rua
e plante bananeira
faça alguma besteira
depois estique os braços
apanhe a primeira estrela
e procure o melhor amigo
para um longo e apertado abraço
Roseana Murray
Sabemos que é lugar comum falar sobre as dificuldades que enfrentamos
diariamente e do quanto isso pode ser desgastante emocionalmente. Qual é a sua receita de professor “espantador” de dores do ofício?
Receita para espantar
dores do ofício
Comece com sorriso,
Acrescentando doses de amor
Paciência e carinho.
Misture gotas de amizade,
Dedicação e companheirismo
Até espantar todo desânimo,
Estresse, desmotivação e tristeza.
Não esqueça de acrescentar
Pitadas de inovação e trocas de experiências.
Finalize com uma boa quantidade de respeito
E não se esqueça de compartilhar.
Ana Cláudia, Márcia e
Tatiana ( professoras I Segmento)
**************************************************************************
Como espantar a tristeza?
Quando eu era criança
eu plantava bananeira,
Abria os braços,
Abraçava os amigos
e fazia careta.
Meus pais e professores diziam:
Para de fazer careta
Comporte-se
Não corre
Não grita
Não!
Agora que desaprendi as alegrias
da meninice
Tão ricas e expressivas
Tenho um corpo pobre e triste.
Hoje o dizer NÃO
me torna especialista
Mas, nos meus dias de nostalgia
me pergunto com tão grande agonia
Como reaprender com a infância
Essa magia de criança,
Essa arte de espantar a tristeza?
***************************************************************************
RECEITA DE OLHAR
nas primeiras horas da manhã
desamarre o olhar
deixe que se derrame
sobre todas as coisas belas
o mundo é sempre novo
e a terra dança e acorda
em acordes de sol
faça do seu olhar imensa caravela
Roseana Murray
Um dos grandes desafios da nossa profissão é ter de se reinventar a
cada dia. Qual é a sua receita de professor “reinventor” de si
mesmo?
Receita para se
reinventar
Quando vem aquela dor
De pisar nos mesmos rastros
De marcar os mesmos passos,
Surge o brilho de uma nova
Possibilidade, de que ainda
Há esperança de vida,
De mudança.
Ouço o canto de um pássaro,
Que por menor que seja,
Enche a atmosfera de beleza.
Renasço, descubro, desafio-me,
Ainda posso sonhar, realizar.
O pássaro que canta convida
Outros pássaros a cantar.
Antônio Marcos (Matemática), Marcos Domingos
(Matemática), Mônica (Ciências)
***********************************************************************
RECEITA DE TOCAR O
OUTRO
Porteira aberta
para o universo cada
um é único
lugar sagrado
onde árvores antigas
e estrelas cantam
tocar o outro
em sua alma
como se fosse
uma flauta.
Roseana Murray
Nem sempre é fácil
tocar nossos alunos. Na maioria das vezes a indisciplina e/ou desinteresse
criam muros. Com derrubá-los? Qual é a sua receita para criar uma ponte que
aproxime professores e alunos?
Receita de tocar com
empatia
Abra o coração
E a mente
Para os mistérios
Da juventude
Olhe e tente enxergar
O mundo
Através dos olhos de
Cada um deles
Saiba ouvir
Abra-se para o novo
Aprenda a reaprender
Com a energia juvenil
Seja Leve!
Entenda que cada um
Tem um tempo próprio
Semeie
E tenha paciência
Dê limites compartilhando
Experiências
Toque seus corações
Antes de suas cabeças
Use seus gestos, sorriso
E exemplo.
Flávia (Língua
Portuguesa)
*************************************************************************