domingo, 21 de agosto de 2016

CAFÉ LITERÁRIO COM AS TURMAS

Após o café literário com a equipe, nós decidimos fazer um café com as turmas com o objetivo de provocá-los para o trabalho que realizaremos a partir de agosto.

A ideia foi levar os livros de Roseana Murray, Mário Quintana e Carolina Maria de Jesus para sala, deixá-los à vontade para ler, recitar e compartilhar de momentos poéticos de forma mais lúdica e intimista que no dia a dia de sala de aula.

Ao receberem essa proposta, as turmas ficaram muito animadas e motivadas. Fizeram pesquisas, montaram cartazes, ornamentaram as salas, copiaram poemas para leitura, produziram cartões para presentear uns aos outros, organizaram o lanche.

Abaixo o resultado desses momentos de aprendizagem, interação e prazer de descobrir ou redescobrir os autores:

TURMA 601 E 602:











TURMA 603:

















TURMA 701:




Cartões com poemas para troca entre eles. Foi um sucesso!







Leitura dramatizada da peça "Obrigada, senhor Vigário", de Carolina Maria de Jesus.










TURMA 801:




TURMA 802:







CAFÉ LITERÁRIO DA EQUIPE CLARA PEREIRA




Café Literário com os professores

Realizamos nosso encontro no dia 13 de julho para discutirmos os autores e a nossa feira do livro anual. Durante o encontro, a equipe foi convidada a ler e refletir sobre alguns poemas do livro "Receitas de Olhar", de Roseana Murray. Em seguida, em trios escreveram um poema - receita. Os textos ficaram maravilhosos e a proposta alcançou seu objetivo: fez com que pensássemos a poesia e a nossa prática e compartilhássemos nossos sentimentos, nossas esperanças... 

Abaixo estão as fotos e os textos produzidos:








RECEITA DE ABRIR O CORAÇÃO

A chave é pequena
de ouro e coragem,
o coração é um labirinto, viagem...
muralha, abismo, trapézio
porta aberta para o outro
gaveta aberta para a vida
                           
Roseana Murray

 Professores são constantemente desafiados a abrir o coração dos alunos para que confiem, construam vínculos e permitam que juntos possamos construir uma aprendizagem significativa.  Qual é a sua receita para ser um “professor – abridor de corações?”.


Receita de Abrir o Coração dos Alunos

Acredite que vale a pena ser simpático
E saiba lidar com a primeira impressão
Semeie a ideia de que a disciplina tem valor prático
Para a vida
Crie mecanismos
(para você e para o aluno)
Fazerem a transição da dependência
Para a autonomia.

Eva de Fátima (mediadora)
Carlos Eduardo (Professor de Língua Portuguesa)

 **************************************************************************

RECEITA DE VIAJAR NO TEMPO

andar para trás para trás para trás
dar a mão para a mãe para a avó-bisavó
feche os olhos abra os olhos feche e abra
a porta da roda da morte e da vida
essa é a dança ciranda do tempo
entre na água no meio do vento
e semeie futuro em terra azul
                                      (Roseana Murray)

Estamos sempre viajando no tempo: “Na minha época a escola não era assim, alunos respeitavam o professor...”, “As famílias mudaram muito, estão excessivamente permissivas...”, etc..
Como lidar com isso e através de nossas aulas, projetos e exemplos, colaborar para o melhor futuro possível para nossos alunos? Qual é sua receita de professor – semeador de futuros?


Receita para semear um futuro bom

Entre na aula carregando ouvidos
Trazendo histórias
Abrindo a vida
Inaugurando sonhos
Semeando amanhecer
Colhendo saberes
Estimulando olhares
Conquistando espaços
Descobrindo um “eu”, um “nós”
O prazer de estar, de servir, de ser.
E transformar ..., e recriar..., e produzir...
E reinventar...

Mariana (Coordenadora Pedagógica), Antônio (I segmento) e Person (Matemática)

 **********************************************************************


RECEITA DE DESAMARRAR OS NÓS

desamarre os nós dos sapatos
depois desamarre os pés
desamarre os laços inúteis
os nós do que não serve mais
desamarre o barco do cais
os nós das janelas
e então deixe que o vento…

                           Roseana Murray

Sabemos que no dia a dia encontramos vários nós que atrapalham ou impedem o bom andamento do nosso trabalho. Como lidar com tantos desafios no ambiente escolar? Qual é a sua receita de “desamarrador” de nós escolares?

Receita para desamarrar nós escolares

... que o vento desamarre
 A falta do pagamento
A ausência de comprometimento
A falta de alimento
Que o vento traga
Esperança, boas ações,
Credibilidade no ser humano,
Atitudes positivas e construtivas...

Jaqueline (Orientadora Pedagógica), Bruno (Estagiário de psicologia), Adriana Carla (professora I Segmento)

 *************************************************************************

RECEITA DE ESPANTAR A TRISTEZA

faça uma careta
e mande a tristeza
pra longe pro outro lado
do mar ou da lua
vá para o meio da rua
e plante bananeira
faça alguma besteira
depois estique os braços
apanhe a primeira estrela
e procure o melhor amigo
para um longo e apertado abraço

                               Roseana Murray

Sabemos que é lugar comum falar sobre as dificuldades que enfrentamos diariamente e do quanto isso pode ser desgastante emocionalmente. Qual é a sua receita de professor “espantador” de dores do ofício?

Receita para espantar dores do ofício

Comece com sorriso,
Acrescentando doses de amor
Paciência e carinho.
Misture gotas de amizade,
Dedicação e companheirismo
Até espantar todo desânimo,
Estresse, desmotivação e tristeza.
Não esqueça de acrescentar
Pitadas de inovação e trocas de experiências.
Finalize com uma boa quantidade de respeito
E não se esqueça de compartilhar.

Ana Cláudia, Márcia e Tatiana ( professoras I Segmento)

**************************************************************************
Como espantar a tristeza?

Quando eu era criança
eu plantava bananeira,
Abria os braços,
Abraçava os amigos
e fazia careta.

Meus pais e professores diziam:
Para de fazer careta
Comporte-se
Não corre
Não grita
 Não!

Agora que desaprendi as alegrias
da meninice
Tão ricas e expressivas
Tenho um corpo pobre e triste.

Hoje o dizer NÃO
me torna especialista
Mas, nos meus dias de nostalgia
me pergunto com tão grande agonia
Como reaprender com a infância
Essa magia de criança,
Essa arte de espantar a tristeza?

***************************************************************************


RECEITA DE OLHAR

nas primeiras horas da manhã
desamarre o olhar
deixe que se derrame
sobre todas as coisas belas
o mundo é sempre novo
e a terra dança e acorda
em acordes de sol
faça do seu olhar imensa caravela

                                Roseana Murray

Um dos grandes desafios da nossa profissão é ter de se reinventar a cada dia. Qual é a sua receita de professor “reinventor” de si mesmo?

Receita para se reinventar

Quando vem aquela dor
De pisar nos mesmos rastros
De marcar os mesmos passos,
Surge o brilho de uma nova
Possibilidade, de que ainda
Há esperança de vida,
De mudança.
Ouço o canto de um pássaro,
Que por menor que seja,
Enche a atmosfera de beleza.
Renasço, descubro, desafio-me,
Ainda posso sonhar, realizar.
O pássaro que canta convida
Outros pássaros a cantar.

Antônio Marcos (Matemática), Marcos Domingos (Matemática), Mônica (Ciências)

 ***********************************************************************


RECEITA DE TOCAR O OUTRO

Porteira aberta
para o universo cada
um é único
lugar sagrado
onde árvores antigas
e estrelas cantam
tocar o outro
em sua alma
como se fosse
uma flauta.

 Roseana Murray

Nem sempre é fácil tocar nossos alunos. Na maioria das vezes a indisciplina e/ou desinteresse criam muros. Com derrubá-los? Qual é a sua receita para criar uma ponte que aproxime professores e alunos?


Receita de tocar com empatia

Abra o coração
E a mente
Para os mistérios
Da juventude
Olhe e tente enxergar
O mundo
Através dos olhos de
Cada um deles
Saiba ouvir
Abra-se para o novo
Aprenda a reaprender
Com a energia juvenil
Seja Leve!
Entenda que cada um
Tem um tempo próprio
Semeie
E tenha paciência
Dê limites compartilhando
Experiências
Toque seus corações
Antes de suas cabeças
Use seus gestos, sorriso
E exemplo.

 Flávia (Língua Portuguesa)

*************************************************************************