quarta-feira, 18 de junho de 2014

COPA DO MUNDO 2014 - VOCÊ É CONTRA OU A FAVOR?

   Penso que a sala de aula deva ser um espaço de discussão, de debate, de produção de pensamento crítico a respeito do mundo que nos cerca. De que adianta uma aluno conhecer todas as regras gramaticais, cálculos matemáticos ou qualquer outra disciplina, se esta não vier acompanhada de reflexão, de possibilidade de atuar e até quem sabe transformar a realidade. Acredito que é assim que a cidadania se constrói, dando ao indivíduo instrumentos para lutar pelos seus direitos ou ao menos ter a capacidade de escolher se deseja fazê-lo ou não.
    Desta forma, o ensino dos gêneros textuais Notícia e Reportagem devem fazer parte do cotidiano da sala de aula por diversos motivos:
  • Atualizar os alunos sobre o que acontece no mundo;
  • Analisar os cadernos e observar a diferença na escolha dos assuntos e da linguagem de acordo com o jornal;
  • Refletir sobre os fatos e construir conhecimento suficiente para avaliar, argumentar e se posicionar com relação a eles. Dentre outras abordagens que o professor pode mediar.
    Nestas aulas, discutimos sobre a Copa do Mundo. Levei vários jornais para sala e também a reportagem da Super Interessante. Os alunos contribuíram com as informações que viram na TV ou na internet. Falamos de como o tema Copa do Mundo pode passar por diversos cadernos além de esportes, para exemplificar lemos notícias das seções de Economia e Ciências. 
    Na revista, lemos e debatemos sobre outras notícias. Ao final, os alunos produziram seus trabalhos, apresentando argumentos para estar a favor ou contra a realização da Copa do Mundo no Brasil.
       Por curiosidade, apenas 1 grupo de 7 alunos ficou a favor. Todo o restante, cerca de 50, disseram não concordar porque existem coisas mais urgentes e importantes para o nosso país investir seu dinheiro. 
       Fico feliz que cada um tenha podido se expressar, defender seus argumentos e pensar sobre elementos que vão além da paixão pelo futebol.