quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: O QUE VOCÊ SABE SOBRE ISSO?


      No 2º semestre li com os alunos da Sala de Leitura o livro abaixo. Durante as leituras discutimos o tema "Gravidez na Adolescência" e fizemos pesquisas sobre métodos de prevenção não só da gravidez, como também de doenças sexualmente transmissíveis. 

       Num segundo momento, convidei os alunos a recontarem a história em forma de cordel e pedi a parceria da professora de teatro,Cida Paixão, para ensaiá-los. O resultado foi uma apresentação itinerante, do 6º ao 9º ano, e um bate-papo ao final com psicóloga escolar, Kátia.

     A professora Mônica (Ciências) também se envolveu nesse projeto e convidou um palestrante para visitar a escola e conversar com os alunos. 

     Nesse ano tivemos alunas grávidas, e esperamos que o trabalho realizado tenha evitado que outras meninas tornem-se mãe precocemente. A escola não pode se furtar a discutir e levar orientação sobre esses assuntos aos alunos. Muitas vezes a família não cumpre esse papel e, apesar de hoje eles terem acesso a todo tipo de informação na internet, as perguntas feitas durante as dinâmicas demonstraram a inocência e o desconhecimento da maioria dos discentes.



CORDEL

Anjos no aquário

Uma história vou contar
Sobre uma grande paixão
Que vai rolar
Na ficção

Tina a Mauro conheceu
Por ele se apaixonou
O rapaz amor lhe prometeu
E a ela engravidou

A mãe logo desconfiou
Mas com ela não conversou
O pai ficou irado
Por a filha ter engravidado

Uma amiga a aconselhou
A um aborto fazer
Tirar seu filho querido
Que nenhuma culpa há de ter

A menina a Mauro procurou
Ele disse que nunca a amou
Ela se desesperou
E muito triste ficou

O tio que a apoiava
Contra ela agora estava
Na escola, comentários maldosos escutava

E assim, chateada, ela chorava

A barriga só crescia
E com medo ela ficava
O namorado sumido
Nenhuma notícia dava

Passaram-se os meses
E logo o filho nasceu
O avô, a criança acolheu
E seu primeiro presente lhe deu

Tina responsabilidade tomou
O filho sozinha criou
Enfrentar essa barra
Ela nunca imaginou

Essa história é ficção
Mas poderia ser real
Preste muita atenção
Para não acabar igual


A prevenção é essencial
Com os seus pais conversar
A um médico visitar
Pois no futuro você deve pensar!








 







LER É SENSACIONAL!


       As aulas de sala de leitura são sempre uma experiência única de prazer e aprendizagem. Nesse ano, os alunos produziram lindos livros com suas vivências e questionamentos acerca do mundo e de si mesmos. O primeiro livro "Barco Branco em Mar azul" foi lido para o 6º ano e nos levou a discutir valores e sonhos. Já o segundo, "Eu me Pergunto", foi lido e debatido com o 8º ano e levou cada um a opinar, refletir e expor suas dúvidas, curiosidades, medos. Ao final, ficou a mensagem para reflexão: não podemos aceitar todas as respostas. Perguntar é muito mais importante. Questionar é o que nos leva para frente, o que nos faz buscar nossas próprias respostas e não apenas aceitar as alheias. 








Os alunos nesses livros responderam a perguntas como:

O que é liberdade? Solidariedade? Amizade? Família? Respeito? 

Também deram suas definições:

Medo é quando...

Coragem é quando...

Alegria é quando...

E escreveram sobre seus sonhos:

"Sonho ser oncologista porque minha mãe tem câncer e eu quero poder curá-la." (Aluna do 6º ano)

"Sonho ser veterinária porque meu gatinho morreu. E porque tem muita gente ruim que maltrata os animais." (Aluna do 6º ano)

"Sonho ser fazendeiro e voltar para o nordeste." (aluno do 6º ano)

"Sonho viajar pelo mundo e ser livre." (aluna do 6º ano)

Esses são apenas alguns trechos dos lindos textos que eles escreveram.







Eu me pergunto:

"Será que Deus existe?"

"Por que existe a morte?"

"Será que existe destino?"

"Por que sujamos e destruímos o lugar onde vivemos?"

"Por que existem espinhas?"

Essas e outras perguntas foram feitas pelos alunos do 8º ano em seus livros. Essas aulas foram um momento muito especial para que pudéssemos nos aproximar, nos conhecermos melhor, tanto eles uns aos outros, quanto criar uma aproximação professor-aluno.