quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

LER É SENSACIONAL!


       As aulas de sala de leitura são sempre uma experiência única de prazer e aprendizagem. Nesse ano, os alunos produziram lindos livros com suas vivências e questionamentos acerca do mundo e de si mesmos. O primeiro livro "Barco Branco em Mar azul" foi lido para o 6º ano e nos levou a discutir valores e sonhos. Já o segundo, "Eu me Pergunto", foi lido e debatido com o 8º ano e levou cada um a opinar, refletir e expor suas dúvidas, curiosidades, medos. Ao final, ficou a mensagem para reflexão: não podemos aceitar todas as respostas. Perguntar é muito mais importante. Questionar é o que nos leva para frente, o que nos faz buscar nossas próprias respostas e não apenas aceitar as alheias. 








Os alunos nesses livros responderam a perguntas como:

O que é liberdade? Solidariedade? Amizade? Família? Respeito? 

Também deram suas definições:

Medo é quando...

Coragem é quando...

Alegria é quando...

E escreveram sobre seus sonhos:

"Sonho ser oncologista porque minha mãe tem câncer e eu quero poder curá-la." (Aluna do 6º ano)

"Sonho ser veterinária porque meu gatinho morreu. E porque tem muita gente ruim que maltrata os animais." (Aluna do 6º ano)

"Sonho ser fazendeiro e voltar para o nordeste." (aluno do 6º ano)

"Sonho viajar pelo mundo e ser livre." (aluna do 6º ano)

Esses são apenas alguns trechos dos lindos textos que eles escreveram.







Eu me pergunto:

"Será que Deus existe?"

"Por que existe a morte?"

"Será que existe destino?"

"Por que sujamos e destruímos o lugar onde vivemos?"

"Por que existem espinhas?"

Essas e outras perguntas foram feitas pelos alunos do 8º ano em seus livros. Essas aulas foram um momento muito especial para que pudéssemos nos aproximar, nos conhecermos melhor, tanto eles uns aos outros, quanto criar uma aproximação professor-aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário